Marketing é publicidade?

Por que minha empresa precisa de um website?
novembro 17, 2016

Marketing é publicidade?

Marketing é publicidade?

Este artigo aborda uma questão interessante, que é a confusão entre os significados de Marketing e Publicidade. Muitos profissionais no mercado adotam ambos os termos para falar de um assunto de suma importância para a vida do produto, serviço, ou mesmo da sua própria empresa, que é como apresentar seu negócio para o mercado e atingir os resultados esperados. No entanto, o importante neste caso não é o termo em si, mas a limitação imposta e opções pouco exploradas dentro do vasto acervo de ferramentas e estratégias que o Marketing nos reserva.

Existem muitos autores e livros tratando com profundidade a relação entre produtor, produto, mercado e consumidor. Uma relação tão antiga que certamente nossos ancestrais mais remotos já praticavam as mesmas ações que estudamos com veemência pois, todo mundo um dia vende alguma coisa.

Marketing é o termo utilizado para definir esta relação entre o ciclo de vida de um produto e a repercussão que ele causará nas massas, tornando uma marca de nome forte ou apenas mais um produto no fundo de uma gôndola de supermercado. Marketing é o jogo de estratégia mais bem estudado pelas maiores corporações mundiais e é este jogo que define padrões de consumo chegando a moldar culturas por todo globo.

Mas e a Publicidade, não é ela que faz as pessoas conhecerem o produto? Bingo! A publicidade é uma ferramenta do Marketing que tem por finalidade tornar público o objeto do Marketing. A publicidade faz parte de um arcabouço de técnicas utilizadas para fazer com que o produto chegue no seu público alvo, que está numa determinada região, possui hábitos distintos e procura manter uma imagem perante um grupo ou sociedade.

Se identificou com alguma marca? Procure observar o que você consome e logo saberás a que segmento ou grupo da sociedade você pertence.

O Planejamento de Marketing é um dos maiores desafios de empresas que estão lançando algum produto ou serviço no mercado. São necessários muitos estudos para viabilizar o objeto e preparar as condições necessárias para se atingir o objetivo com a maior efetividade possível. Podemos até citar estrategistas militares como especialistas em Marketing, pois ganhar uma batalha requer muito estudo de muitas variáveis como: campo de batalha, quem são os inimigos, qual o poder de fogo que possuem, suas principais estratégias e o principal, quem é seu exército, o poder que tens em mãos e quais as tuas principais estratégias. Como já citou Sun Tzu no clássico “A Arte da Guerra”, “conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo, conheça o terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso”.




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